Para Torres (2009) a  internet  é uma rede de  pessoas, não  de computadores.  Portanto, o consumidor está inserido em um ambiente, um habitat, que deve ser entendido para poder ser trabalhado.

Obviamente a  Internet  é tão grande e muda tão rápido que seria impossível descrever aqui todos os espaços existentes na rede, muito menos tentar qualificá-los de forma completa. Entretanto, existem cinco grandes grupos, que interagem constantemente, e que podem ser descritos de forma a dar uma ideia geral do Ambiente em que o usuário se encontra quando está on-line. Esses ambientes são:

 Ferramentas de busca.

 Portais, sites e hotsistes.

 Redes sociais, fóruns e blogs.

 Ferramentas de comunicação (Skype, WhatApp).

 Mundos virtuais e jogos on-line.

Na opinião de Torres (2009, p. 61), a internet se tornou um ambiente que afeta o marketing de sua empresa de diversas formas, seja na comunicação corporativa  seja  na publicidade, e continuará afetando o marketing mesmo que você não invista um centavo nela.

Diferente das mídias tradicionais o controle da internet é do consumidor e não dos grupos empresariais. Assim, mesmo que as empresas não estejam  participando, os  consumidores estarão presente, falando sobre seus produtos e serviços, comparando sua empresa com as dos concorrentes e, finalmente, buscando formas de se relacionar com sua marca.

Ferramenta de Busca

As ferramentas de busca representam a porta de entrada de mais de 80% da navegação na internet.

As ferramentas de busca  ditam o  princípio da navegação. Quando um consumidor deseja algo, ele digita algumas palavras, lê a lista de resultados da ferramenta.

Você só está fora do ambiente  das  ferramentas  de busca quando seu consumidor é fiel e retorna sempre direto a seu site, ou quando ele vem por um site referência, nome usado para indicar um site ou texto que indica seu site, como uma matéria jornalística sobre sua empresa ou um banner publicitário em um portal. Assim, fica fácil você entender  porque se fala tanto em SEO (Search Engine Optimizarion),  marketing  de busca e marketing de conteúdo, porque essas são as ferramentas usa- das para que você apareça em maior destaque nos resultados das ferramentas de busca, e assim seja encontrado com mais frequência.

Isso mostra também  a importância de anunciar na própria ferramenta de busca, por meio de links patrocinadores, que permitem que você apareça com um anúncio, de texto ou banner, enquanto o consumidor vê o resultado da busca.

Marketing de Conteúdo

Ao nos depararmos com um site, temos  que ter em mente que o conteúdo que se encontra nele é a primeira e mais importante forma de comunicação com o consumidor conectado.

Como o consumidor se acostumou a procurar  um site  em uma ferramenta de busca, e estas são baseadas na pesquisa por palavras-chave, o conteúdo dentro  de um site é a primeira a mais importante forma de comunicação com o consumidor co- nectado. Por  mais  que  você anuncie  a  mídia on-line publicando banners em grandes portais, a maioria dos novos acessos começará mesmo pela busca por meio de palavras-chave.

Considere que cerca de 90% dos internautas iniciam a navegação pelas ferramentas de busca, e que mesmo que você anun- cie nelas, por meio de links patrocinados, menos de 10% deles acessarão seus anúncios. Assim resta um enorme contingen- te de 80% dos  internautas  que  navegam  com  base no  conteúdo dos  sites e blogs, e não na publicidade, seja qual for seu formato. Trata-se  de uma enorme audiência que seja buscando informações, parte delas ligadas a seu negócio, e, portanto, de clientes potenciais (TORRES, 2009, p. 72).

Redes sociais, fóruns e blogs

Spyer (2007, p.71) diz que desde o final dos anos 90, era comum encontrar sites de relacionamento que ajudavam pessoas a encontrar parceiros. Mas o conceito  evoluiu  para  atender a  demanda para outros níveis como o profissional e social e por temas de interesses específicos.

“O que faz do YouTube e dos vídeos ferramentas poderosas de  divulgação é o fator ‘novidade’. O Youtube  é um site que retrata os novos tempos de uma maneira genial. Faz com que nos tornemos Big Brothers da vida alheia através dos vídeos postados. Permite que mostremos nossa criatividade para o mundo. Permite que empresas valorizem seus usuários por meio de campanhas específicas pra internet” . VAZ (2008, p-.87).

A grande revolução dos últimos anos na Internet, se deu porque o consumidor, como internauta, assumiu o controle de sua própria vida por meio das chamadas mídias sociais e passou a gerar conteúdo, se  informar, se  divertir e se relacionar, tudo ao mesmo tempo, por meio de sites como MySpace(…) o antigo Orkut que teve uma grande influência,Facebook, Twitter etc.

As redes sociais, muitas vezes chamadas de sites de relacionamento, são ambientes bem mais complexos. Elas visam reunir pessoas,  os  chamados  membros,  que  uma  vez  inscritos, podem expor seu perfil com dados como fotos pessoais, textos, mensagens e vídeos, além de interagir com outros membros, criando listas de amigos, comunidades, grupos e fóruns ou até escrevendo um blog.

A maioria das grandes redes sociais (…), reúne milhões de membros e uma quantidade crescente de funções que permitem a interação das pessoas de diversas formas. Cada rede  tem suas regras próprias, que acabam moldando o comportamento de seus membros e definindo a forma de interação mais eficiente. Muitas delas incluem seus próprios, que acabam moldando o comportamento de seus membros e definindo a forma de interação mais eficiente. Muitas delas incluem seus próprios mecanismos  de  busca  e  são  fechadas  em  relação a estas, cujo conteúdo só pode ser encontrado por membros.(TORRES, 2009, pag. 41)

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