
Quando você ouve falar de marketing digital, publicidade on-line, marketing web, publicidade na Internet ou quaisquer outras composições criativas que se possa fazer dessas palavras, estamos falando em utilizar efetivamente a Internet como uma ferramenta de marketing (TORRES, 2009, p. 45), que abrange da comunicação, publicidade, propaganda e todo conceito e estratégia já mencionada no marketing.
Quando falamos de marketing digital e Internet, estamos falando sobre pessoas, suas histórias e seus desejos. Estamos falando sobre relacionamentos e necessidades a serem atendidas (TORRES, 2009, p. 62). Segundo Fascioni (2007), temos a definição de marketing digital com uma maneira de se fazer marketing através de ações de comunicação que as empresas utilizam com recursos digitais, podendo ser representados via Internet.
Para Sheth (2002,p.14-15), o marketing como função corporativa objetiva a satisfação do cliente, e a internet veio com esta visão.
Há pouco mais de uma década a internet surgiu como uma rede de computadores, onde informações podiam ser publica- das por especialistas, fossem eles empresas ou pesquisadores, e acessadas por seus clientes(TORRES, 2009, p.19). O surgimento da internet trouxe para o mundo dos negócios grandes oportunidades com sua novidade: o acesso instantâneo às informações sobre produtos e serviços.
Torres (2009) mostra através da tabela 1 mostra a relação entre as estratégias de marketing, as estratégias do modelo de marketing digital e suas aplicações operacionais.
