Feira da Fotografia no Museu da República no Palácio do Catete

No dia 23 de Fevereiro de 2019, aconteceu a Feira da Fotografia no Museu da República (Rio de Janeiro/RJ). A Feira Cultural da Fotografia foi criada em 1999 por Roberto Cerqueira, Diretor da ARFOC (Associação de Repórteres, Fotógrafos e Cinegrafistas) do Rio de Janeiro. Em 2000, Cilano Simões, como um dos diretores da ABAF (Associação Brasileira de Artes Fotográficas) passou a dirigir a feira, após o falecimento do fundador (Roberto). Atualmente Cilano Simões produz a Feira da Fotografia juntamente com os coordenadores a Hélio Araújo e Everaldo Dalverga, todos da ARFOC.

Objetivo

O objetivo da Feira é cultuar a fotografia como arte de parede, levar ao público esta idéia. A feira fotográfica possui um formato particular com o uso de bambu e telas para montar os painéis (as fotos são presas com grampo de cabelo) e barracas, sendo considerada única no Brasil, talvez no mundo. A Feira Fotográfica já foi homenageada pela Academia de Artes e Letras de Paris e recebeu uma moção na Câmara Municipal do Rio de Janeiro/RJ.

Em agosto de 2019, estarão completando 20 anos de montagens nos jardins do Museu da República, antigo Palácio do Catete, onde 21 Presidentes do Brasil moraram na época em que o Rio de Janeiro era a capital do Brasil, portanto, o local é histórico e turístico.

O material utilizado na montagem da feira é propriedade dos designs da PUC e donos da firma Bambutec, João Bina e Mario Seixas.

A fotógrafa Fahimi Ganimi, foi convidada pelos coordenadores, para participar das comemorações dos 20 anos da Feira e estendeu o convite para o Cá Entre Clicks com seus 32 integrantes nessa coexistência reinventada.

Fahimi Ganimi​

Fahimi Ganimi

Atualmente no seguimento da fotografia Pet, tenta valorizar os animais como eles são e evita usar acessórios, a não ser quando tenta explorar momentos engraçados, mas ainda sim tenta obter o lado cômico preservando os olhares verdadeiros e espontâneos que passam.

Fahimi Ganimi conheceu Cilano Simões através do seu amigo Hélio Araújo (um dos coordenadores da Feira da Fotografia), que a convidou para visitar uma de suas exposições fotográficas na Tradicional Feira da Fotografia no Palácio do Catete.

Em março será a primeira Fotógrafa Pet a palestrar pela Copa Brasil de Fotografia.

Quando amamos o que fazemos tudo flui leve. Na verdade, meu objetivo principal é buscar a leveza que os animais trazem. No dia que conheci o Cilano Simões, apresentei um pouco da minha arte e ele me fez um dos convites mais importantes da minha vida fotográfica, expor no painel principal como a primeira fotógrafa pet a expor em 19 anos de feira.

Fahimi Ganimi

Cá Entre Clicks

Cá entre Clicks tem por objetivo de apropriar-se de espaços públicos na iniciativa de democratizar a arte, em especial a fotografia.

Sob um tema, fotógrafos e artistas são convidados para expor as suas obras. Nesta edição, pensou-se em uma proposta que fizesse refletir sobre como prosseguir de maneira criativa nesses novos tempos.

Os eventos são dinâmicos e transformam esteticamente os espaços para que Museus, Cafés, Universidades, Casas, Praças etc., tornem-se galeria de arte. A ideia é ser fluido e intinerante, expandindo a visibilidade sobre artistas, suas obras e abranger públicos diversos.

A Mostra do Cá Entre Clicks teve como tema “REINVENÇÃO DA EXISTÊNCIA”, já na sua segunda edição e com participação de 9 e contou com o apoio da Upbook (www.upbookrio.com.br), empresa responsável pela revelação química de alta qualidade, que preserva todo trabalho envolvido em cada foto e sua essência.

"Formado em Engenharia pela PUC e Administração pela Gama Filho; Fotógrafo, Pintor, Músico e Numerólogo. Será lançado ainda este ano o seu livro de poesis. Curador e Produtor Musical.

Especialista em fotografia de cena para vídeo, documentários socioambientais. Suas obras tem sido apreciadas no Brasil e exterior. Ministra aulas no SENAC e SENAI. Fundadora do movimento Cá Entre Clicks com apoio da TV HARE.

Fotos: Seissa Produções – Cobertura de Eventos

Texto: Cilano Simões, Noelia Albuquerque, Fahimi Ganimi adaptado por Seissa Produções

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *